16 outubro 2014

Terror Noturno

São 05h00 da madrugada. Mãe e pai descansam tranquilamente num sono profundo. O bebé começa a gritar e desperta inclusive os moradores da ilha Terceira nos Açores. Mãe e Pai levantam-se subitamente e correm para o quarto do piqueno. Ele está sentado na cama, de olhos abertos, muito agitado e berra desesperadamente. Parece possuído pelo Demo. Ocorrem-nos mil explicações/questões. Pesadelos? Frio? Fome? Dentes? Dor de Barriga? Birra? Mau Feitio? Tentamos acalma-lo com colo, chucha, soninho, leite e nada resulta. Cada vez mais agitado estica-se, esperneia, retorce-se e grita. O episódio repete-se com frequência até que questionamos um especialista sobre estes surtos de histerismo. São Terrores Noturnos. 

O que é um Terror Noturno?
É nada mais nada menos que um transtorno do sono, que acontece quando a criança está numa fase de transição entre o sono leve e o sono profundo. O terror noturno não é um pesadelo, pois nos pesadelos a criança acorda assutada com o que estava a sonhar e poderá recordar-se da situação.
Durante as crises as crianças choram, gritam, gemem, lutam, sentam-se na cama, esperneiam e mesmo que estejam de olhos abertos não percebem que os pais estão ali e não se acalmam. As crises podem durar minutos ou até meia hora e depois subitamente calam-se e dormem, no outro dia não se lembram do sucedido.

O que os pais podem fazer durante uma crise?
Apesar do nosso instinto ser acalmar a criança nada vai resultar. A melhor atitude será garantir que não se magoem. Muitos especialistas defendem que não devemos pegar ao colo nem falar pois contrariamente ao esperado podemos estar a prolongar o episódio.

Na maioria dos casos, as crises passam com o tempo mas quando os episódios são demasiado frequentes é aconselhável procurar um especialista.

Cá por casa vamos ver se passa, pois ultimamente tem sido muito frequente e assustador.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...