18 abril 2017

Pré escola aos 4

Desde os 4 meses que os meus filhos frequentam o infantário e sinto-me bastante confortável com o acompanhamento que têm na instituição. 
Porém o mais velho faz 4 anos em breve e tem a oportunidade de mudar para a pré escola do ensino público a partir de Setembro. Desde o ano lectivo de 2016/2017 que as crianças de 4 anos passaram a ter um lugar garantido nas pré escolas de todo o país, frequentando 2 anos de pré escolar.

No entanto estou muito indecisa com esta mudança. 
Por um lado acho que lhe fazia bem, mudar de ambiente, mudar de educadores, de colegas e abraçar um novo desafio (para não falar na poupança monetária mensal). Por outro ainda o vejo tão imaturo, tão temperamental que receio que esta mudança abrupta para uma escola enorme em que ninguém o conhece possa afetar o seu problema de relacionamento com os outros.


O Salvador é uma criança que apresenta alguma dificuldade em lidar com os pares. É um menino que gosta de liderar e que resolve as mais variadas situações com agressividade. Se um colega lhe tira o brinquedo ele vai e arranha. Se outro desalinha os livros ele empurra, se os colegas dizem "cocó mijado" (expressão proibida na sala) ele dá um pontapé e é assim que vai gerindo as emoções.

Esta questão não é bem vista pelos pais dos outros meninos que consideram o meu filho uma ameaça e isto gera situações muito desconfortáveis na escola.

Apesar de tudo é uma criança saudável, meiga, inteligente e tem feito melhorias consideráreis. Agora é o queixinhas, todas as pequenas situações do dia-a-dia vai a correr contar aos cuidadores e os dias têm passado sem episódios relevantes.

Ser mãe é tão difícil, principalmente quando temos de tomar decisões muito importantes que implicam alterações profundas na vida familiar.

***
Follow me: Instagram @blog_ohcutxicutxi | Facebook  

8 comentários:

  1. Como eu entendo...tive o mesmo dilema há um ano.
    E arrisquei a colocar no publico. Muitas diferenças, muito desenrasca sozinho, o ter que estar alerta se houver greves, mas o balanço tem sido positivo.
    Não noto que tenha perdido por ter saido da escola privada...agora tudo é uma questao de sorte com a escola e sobretudo com as educadoras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada pelo feedback Sofia, é uma decisão muito complicada vamos ver como corre. beijinho

      Eliminar
  2. Bom dia!! Cheguei hoje a este blog e estou a gostar bastante. Como foi referido em cima tudo depende da escola que encontrar e das educadoras. Se o feed bak for bom porque não arrisca? Eles têm uma capacidade de adaptaçao incrível e esse perfil que refere do menino pode ser trabalhado com as novas educadora....Já passei por esse dilema: o mais velho andou no privado até aos 6 anos a mais nova foi logo para o público aos 3 por questoes monetarias...tivemos uma sorte incrivel com as educadoras e em relação ao trabalho dentro da sala muito competente tao bom como o privado...boa sorte para qualquer decisão ��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo feedback, vamos ver o que decidimos mas creio que vamos mudar. beijinho

      Eliminar
  3. Olá!
    Do que percebo, está satisfeita com o apoio e atenção que a escola actual presta, por outro lado há dificuldades na relação com os pares (o que leva a problemas com os pais). Talvez o melhor seja procurar ajuda psicológica para o salvador... já pensou nisso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá bom dia, estamos a ser acompanhados por uma psicóloga que nos tem ajudado a gerir esta situação e que vai também à escola avaliar e dar dicas à educadora. No entanto são processos que demoram muito tempo, mas apesar disso os resultados positivos têm sito notórios.
      Obrigada pela seu comentário, beijinho

      Eliminar
  4. Olá Sandra!
    O Bernardo esteve dois anos no pré-escolar e gostei bastante, principalmente pelo desenvolvimento que ele teve. Também tive muitos receios porque o menino era muito introvertido e, de certa forma, também imaturo em relação aos outros meninos da mesma idade.
    Também acho que tivemos sorte nas educadoras que ele teve (uma em cada ano)mas, no geral, foi muito bom para ele!
    Beijinhos e que decidam o que acharem melhor para o vosso pequeno.

    https://blogdiariodeumafamilianormal.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo teu testemunho Rute. Creio que já decidi. Beijinho grande

      Eliminar

diz o que te vai na alma, mas sê boa pessoa, a gerência agradece!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...