16 novembro 2017

A Referenciação de crianças nas escolas

REFERENCIAÇÃO é aquela palavra que regra geral está mal conotada na gíria escolar e da qual os pais pouco informados fogem a sete pés.

O meu filho é referenciado e fui a primeira pessoa a achar ótimo para todos. Ótimo para ele que iria receber acompanhamento de profissionais especializados em comportamentos desviantes. Ótimo para a educadora aprender a gerir as frustrações, as birras e acima de tudo ajudá-lo a conviver com os pares. Ótimo para nós pais porque era mais uma ajuda, para além da que recebemos a título particular.

Ter um filho referenciado não é o fim do mundo, nem motivo de vergonha. Eles não são mais, nem menos que os outros, simplesmente precisam de dinâmicas que só as técnicas destes programas sabem sugerir. O salvador é seguido pela equipa de Intervenção Precoce de Setúbal que tem sido incansável em dar dicas e traçar planos para nos guiar em todo o processo.  

Ser referenciado quer dizer que há uma equipa pluridisciplinar que avalia e acompanha a situação durante o tempo que for necessário. É totalmente gratuito e os papéis são submetidos através dos infantários e escolas.

Não consigo compreender como é que há crianças com problemas notórios e os pais recusam-se a receber ajuda. Juro que não percebo. 


*****
Follow me: Instagram @blog_ohcutxicutxi | Facebook 
Autora Mães.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário

diz o que te vai na alma, mas sê boa pessoa, a gerência agradece!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...