19 maio 2014

Cutxi pelo mundo # Incredible India # Delhi

Vamos viajar até à apaixonante, intrigante e Incredible INDIA!

Há muito que queria conhecer a "Incredible India", país de múltiplos contrastes, país dos marajás, dos saris, do caril, país que sempre fez parte do meu imaginário. Em 2012 concretizei este sonho numa experiência inesquecível que passou por DelhiJaipurAgraVaranasi

DELHI
A aventura monhé começou num Templo Sikh por sugestão do SinghPaul, o nosso querido motorista a que apelidamos carinhosamente de “Ambrósio”. Ambrósio era seguidor desta religião, os Sikhs são facilmente identificáveis pois ostentam um turbante de múltiplas cores a cobrir o cabelo que nunca podem cortar (imagino a juba que devem ter), nem mostrar publicamente, (usam um pauzinho para estar permanentemente a empurrar para dentro do turbante os cabelos que insistem em vir conhecer a luz solar).

Imagem

Os templos Sikhs podem ser visitados por todas as pessoas desde que se descalcem, passem os pés por água à entrada do tempo e se cubra a cabeça.


Imagem



Imagem



Na religião Sikh não é auspicioso que os seguidores com menos possibilidades passem fome e por isso todos os Templos têm cozinha comunitária onde qualquer pessoa pode comer Dahl e Chapati.



Imagem



Seguimos para Old Delhi e visitámos Jama Masjid

Seguiu-se um passeio de rickshaw em Chandni Chowk um dos mais incríveis bazares de Old Delhi com milhares de pessoas a circular de um lado para o outro, centenas de lojinhas onde se vende de tudo, milhões de cabos elétricos atafulhados em cima uns dos outros! Rickshaws, centenas de rickshaws a mover-se lentamente puxados por senhores frágeis que pedalam para sobreviver. É doloroso para um ocidental ver estas pessoas débeis, que comem, dormem, e se sustentam deste triciclo em ponto grande. É nestes momentos que aprendemos a valorizar as mais pequenas coisas que temos na vida e a Índia é singular nesse aspeto.



Imagem



Segue-se Raj Ghat, o local de cremação de Mahatma Gandhi

A fome já apertava e fomos almoçar, o primeiro contacto com os pitéus indianos não correu mal e adorámos as ervinhas e quadradinhos de anis que dão ao final da refeição para ajudar na digestão.

Imagem


Já de barriguinha cheia e com a boca em chamas (estava spicy spicy) seguimos para New Delhi. Visitámos Qutab Minar

Imagem


Imagem


Templo de Lótus (uma vez mais de pézinho no chão)


Imagem


Imagem


India Gate 
Imagem




President’s House/ Parliament House / Government Secretariat Buildings 


Imagem



Incredible Delhi


Imagem



O segundo dia começou com uma visita ao Templo de Akshardham, considerado o maior templo hindu do mundo. Neste templo a segurança é muito restrita e não se pode entrar com malas, telemóveis máquinas fotográficas, máquinas de filmar e comida. Akshardham fica nas imediações de Delhi, é necessário apanhar-se um táxi ou tuktuk para chegar lá. Vale a pena visitar, é lindíssimo.

Imagem


Seguiu-se o Lodi Garden, um jardim situado no centro de Delhi muito tranquilo, sem buzinas, com centenas de esquilos a correr de um lado para o outro. É ótimo para descansar da barulhenta e confusa Delhi.

Imagem


A última paragem em Delhi foi no Red Fort, independentemente do Ambrósio nos ter dito que não valia a pena e que o de Agra era muito superior decidimos ir sem ele! Adoramos esta espécie de aventuras!!! Metemo-nos no metro e lá fomos nós vaguear pela Old Delhi pura e dura…a experiência foi fantástica mas concordámos mais tarde que efetivamente o Red Fort de Agra era superior.

Imagem


Curiosidades sobre New Delhi

Ok sou uma estrela de Bollywood e não sabia!!!
Os indianos adoram tirar fotografias com os turistas, estão constantemente a pedir-nos para tirar fotografias com todo o agregado familiar! Olham igualmente para nós como se fossemos ET’s e adoram tocar!

Filas…
Ora cá está um assunto que enerva até quem tenha engolido 23 Xanax ao pequeno-almoço! Aparentemente as filas são muito bonitinhas, senhoras de um lado, cavalheiros do outro, sempre separados não há cá misturas, mas eis que ninguém respeita minimamente o conceito ocidental de fila. Todos passam à frente uns dos outros na maior e ninguém se chateia, eta povo pacífico! 

Buzinas…
OMG o que é que é isso hein??? As buzinas são uma das imagens de marca da Índia, eles apitam por 2 coisas, Tudo e Nada. Multiplicando isso por milhões de pessoas, milhares de carros, milhares de tuktuk, rickshaws e afins resulta numa barulheira capaz de furar 3 tímpanos de 15 em 15 dias.

Vacas…
Mas onde é que andam as vacas afinal??? 2 dias em Delhi e nem 1 para contar história…

Metro/Combóio cidade…
Uma jovem indiana: “Excuse me the gentleman’s are not allowed in this section”...Ok bem me parecia que esta carruagem estava vazia de mais – disse eu para o meu marido!!!
Ou seja, as primeiras duas carruagens dos comboios e metros são reservados às senhoras e os homens não podem estar lá…com tudo isto colocamos dezenas de senhoras a olhar para nós com ar de indignação e repugna pelo nosso imperdoável erro. Resultado…mudamo-nos para a carruagem do lado. Onde está o wally?

Imagem


next pit stop JAIPUR

Posts Sobre a INDIA





Segue as aventuras da tribo aqui: Instagram @blog_ohcutxicutxi | Facebook 

Autora Mães.PT
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...