Chegámos à estação de Varanasi e à nossa espera uma comitiva de receção da agência de viagens. Quer dizer, eram apenas 2, o representante da agência e o novo motorista que por sinal não pescava nada de Inglês…bonito.
Ao pôr-do-sol celebra-se diariamente o grand ‘Aarti’ ceremony no Dasaswamedh Ghat. Uma cerimónia imperdível dedicada às vidas que renascem no rio ganges. É impressionante ver e sentir a intensidade da devoção hindu ao rio.
O dia começou bem cedinho para podermos assistir ao ritual matinal de banhos no Ganges. Fizemos o tradicional passeio de barco, uma experiência muito intensa e inesquecível.
Nas margens do rio sucedem-se os ghats de cremações, aos quais temos acesso pela via pedestre, ou de barco. Igualmente impressionante e indescritível.
Atenção às fotografias, quase ia ardendo na fogueira por ter desrespeitado os sucessivos avisos de que era proibido tirar fotos. Foi uma situação complicada e a única vez em que tive realmente medo, em qualquer parte do mundo! Quanto ao ritual, tem de ser vivido pois palavras não têm qualquer significado face à cerimónia em si. Inesquecível, sem dúvida.
Varanasi é um local mágico. Leva-nos para um estranho e inexplicável estado psicológico em que as coisas estão a acontecer sem que tenhamos a noção do que estamos a ver. Não sei explicar muito bem, mas é como se apanhássemos a “bezana” do ano e ficássemos meio hipnotizados!
O místico ambiente, os misteriosos Sadhus, os incríveis Ghats, as cores, os labirintos de ruelas, as vacas, o Aarti, a devoção, as cremações, o Ganges, tudo se conjuga tornando Varanasi um local fascinante.
Junto a Varanasi fica Sarnath, a cidade onde Lord Budha proferiu o seu 1.º sermão. Toda a vila tem monumentos budistas em homenagem ao grandioso profeta desta religião.
A aventura na India termina com uma animada viagem entre Varanasi e o Nepal com paragem para descanso em Lumbini de onde partimos rumo a Kathmandu, uma viagem que durou basicamente 2 dias!
A viagem da minha vida.
Posts Sobre a INDIA
Posts Sobre a INDIA