03 julho 2017

Desfralde 10 dicas

Hoje vamos falar de cocó.

O meu mais novo basicamente já deixou as fraldas. 

O desfralde começou no infantário com as educadoras e nós reforçamos em casa. Foram sensivelmente duas semanas de muitas cuecas e calções mijados, tenis ensopados e cagalhotos espalhados pela casa. Um dia entrei na sala e por momentos pareceu-me estar num estábulo com  tantas bagalhotas no chão.
Iniciar o desfralde numa criança é mais ao menos como ter um cachorro bebé. Há xixi e cocó por todo o lado até que lhes dê o click e aprendam a pedir para fazer no bacio ou sanita.

O desfralde exige muita paciência e dedicação dos pais e das crianças. Não é à primeira que se consegue mas com calma e persistência os resultados surgem rapidamente.
Por outro lado cada criança tem o seu timming. Umas mais cedo que outras e obviamente que não dá para comparar com os irmãos ou com os filhos da vizinha do 3.º esquerdo. O Desfralde deve ser realizado ao ritmo individual de cada um, sem pressão para não traumatizar.

Na verdade nunca pensei que fosse tão fácil tirar as fraldas ao Santiago porque fez 2 anos em Maio e acho-o tão bebé para esta mudança drástica. 

Deixo algumas dicas que utilizo, talvez possa ajudar nesta fase

1 - Se é para tirar que seja de vez, exceto à noite. Se ora metemos a fralda e depois tiramos e voltamos a meter as crianças percebem esta hesitação e ficam confusas. Tira-se e pronto, faz xixi limpa-se.

2 - Festejar cada xixi ou cóco mesmo que tenha sido fora do bacio. Eles estão a aprender a controlar mas nem sempre se lembram por isso é importante festejar e depois explicar que na próxima tem de ser no bacio.

3- Ralhar ou comparar nunca. Corremos o risco de ganharem medo o que atrasa todo o processo.

4 - Ter o bacio sempre à mão para que a criança o vá buscar sempre que necessite.

5 -  Há dezenas de formatos de bacios, com bonecos, com tampas, uns mais Ferrari outros mais Fiat Uno. Pela minha experiência quanto mais simples melhor, ha menos distração e maior eficácia. Um bacio é para largar resíduos corporais não é para brincar.  

6 - Livros divertidos também pode ajudar a motivá-los. Recomendo "Até os piratas fazem cocó", também há para princesas.

7 - Nesta fase quanto mais simples forem as roupas melhor. Calções com elástico são uma boa opção porque são fáceis de vestir e despir. As Jardineiras e roupas com peitilhos é melhor ficarem nas gavetas por agora.

8 - O desfralde noturno por vezes é mais demorado, eu continuo a colocar a fralda por precaução embora raramente haja descuido. O ideal é o xixi antes de dormir passar a rotina diária e ao levantar ser também a primeira tarefa.

9 - Manter uma rotina igual todos os dias, ou seja, deveremos implementar regras e estas devem ser iguais sempre para que possam cimentar rapidamente as aprendizagens. Xixi sentado no bacio e na casa de banho, por exemplo. Evitar que umas vezes seja sentado, outras em pé, outras na sala. O ideal é ser sempre igual.

10 - Não criar demasiadas expetativas nem demonstrar a nossa frustração. Levar esta nova fase com a máxima descontração e se não resultar tentaremos mais tarde. Também não vale desistir passado meia duzia de dias. O desfralde leva tempo.


*****
Follow me: Instagram @blog_ohcutxicutxi | Facebook 
Autora Mães.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário

diz o que te vai na alma, mas sê boa pessoa, a gerência agradece!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...