23 abril 2014

Caminhada à Serra da Arrábida, uma tradição secular

Subir a Serra da Arrábida a pé na Sexta-feira Santa é uma tradição secular que todos os anos move centenas de pessoas do concelho e de outras zonas do país, quer faça sol, chuva ou caia picaretas em brasa. Não vêm charters, como diz o outro, mas vêm autocarros de malta cheia de vontade em explorar este pedaço de serra maravilhoso. 
A loucura dos cumes começa em Vila Nogueira de Azeitão e termina na praia Portinho da Arrábida, passando por trilhos inigualáveis onde só é permito caminhar neste dia do ano.
Há também 2 vertentes de caminhada, a noturna para os mais aventureiros e a diurna para quem prefere apreciar a paisagem que o Parque Natural oferece. No primeiro caso, a subida é habitualmente bem regada a Vinho Moscatel da região, diz que é para afugentar os lobos!?
De forma a honrar a tradição local este ano também me aventurei na caminhada à Serra num grupo de amigos super bem dispostos, onde a palavra de ordem foi rir. O percurso na sua maioria é tranquilo, uma ou outra subida mais íngreme e algumas zonas em que se desce em modo scu, just in case.
O melhor de tudo é sem dúvida o fim da caminhada onde vemos o esforço recompensado com o mega piquenique em que podemos degustar o pitéu que cada participante trouxe. A destacar a farinha torrada que uma senhora do grupo gentilmente ofertou.

P.S 1 Amigo Hugo a tua quiche não estava assim tão boa (sorry)
P.S 2 Amiga "Laina" obrigada pela excelente organização  




















































































































































Foi também o primeiro piquenique do piqueno Salvador e portou-se lindamente a brincar na areia e a comer bolachas em cima da manta!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...