03 novembro 2014

Mezinhas e cenas dos antigos

A mudança drástica do tempo, um dia acordamos com 30 graus e no outro está a nevar, obviamente que traz as malditas constipações, gripes e demais doenças com ranho. "É fruto da época" dizemos numa tentativa de nos mentalizarmos que temos de conviver com o desconforto que estas porcarias proporcionam ao comum mortal. Lenços, muitos lenços, Halls mentol, baton do cieiro para brezuntar o nariz e as mezinhas da avó é tudo quanto precisamos nestes dias. 
As avós são as maiores conhecedoras de medicina popular. Antigamente não havia medicamentos e acreditavam que exterminavam as doenças fervendo ervas com mel. 

Top 5 mezinhas da Avó


1.ª Leite quente com mel
Esta é a minha preferida desde sempre, custa a beber pois parece que vamos queimar o corpinho todo mas sentimo-nos muito melhor depois.

2.ª Cocktail de vinho quente
Vai parecer uma receita natalícia mas é muito bom para as gripes e constipações. Ingredientes, 1 copo de vinho tinto, meio pau de canela, 1 rodela de limão, 1 colher pequena cheia de mel. Fervem-se todos os ingredientes e toma-se ao longo do dia.

3.º Mixórdia de cenas que sabem mal
Ferver casca de cebola, casca de alho, limão e mel. Ingerir várias vezes ao dia tentando não ir ao greg.

4.º Abusar na Vitamina C
Laranja, tangerinas, mandarinas, clementinas, tanjas, limão, limas vale tudo. Creio que caipirinha também dá porque tem muito sumo de lima! Há também diversos legumes com esta vitamina mas a minha avó diz-me sempre para comer citrinos.

5.º Vapores de eucalipto 
Se na terra é fácil ir apanhar ramas de eucalipto para ferver e snifar o vapor, cá por estas bandas fica mais complicado. Isto é porreiro porque limpa as narinas e simultaneamente retira as impurezas da pele.

Bom Outono!





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...